SEJA BEM VINDO!

É UM IMENSO PRAZER RECEBER SUA VISITA. SUA PARTICIPAÇÃO É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS.

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

O SOLDADINHO E A BALHARINA


Quem não conhece a famosa história do soldadinho de chumbo e da balharina? Pois é... Dando continuidade ao projeto "Música Para Criança é Música de Criança", onde as crianças são convidadas a conhecer as letras de músicas infantis especialmente selecionadas para elas, através da análise de suas letras e por fim coreografadas para fazerem parte de nossas apresentações.

UMA GRANDE FELICIDADE...

Hoje fiquei muito feliz quando um de meus alunos de apenas oito anos, sentou-se ao meu lado e meio tímido disse:
"Tio... Sabe que quero ser quando crescer?", Não... O que? Ele continuou: "Ator. Assim como você".

Isso me fez perceber que, por mais que eu não consiga, apesar dos meus esforços, salvar a todos, alguns conseguirei envolver transmitindo um pouco de conhecimento e incentivando-os a conquistar algo além das fronteiras deste mundo que os restringem.

Confesso aqui, que em meu vê não há pagamento no mundo melhor que o desabafo deste educando confidenciado a mim.

CHEGOU A PRIMAVERA!

Nossas crianças e adolescentes prestigiam a festa da primavera promovida pelo CEI SÃO BENEDITO, onde as crianças do maternal fizeram uma apresentação de teatro e o desfile da primavera.
Nós educadores do CPCA SÃO BENEDITO incentivamos nossos educandos a prestigiar e valorizar a todas as manifestações artísticas.

PLUFT, JÁ É UM SUCESSO ANTES MESMO DA ESTRÈIA

É super bacana quando trabalhamos com texto que mesmo antes da estréia já é conhecido e bem recebido por todos antes mesmo de sua estréia. Assim tem sido durante aos ensaios. A aprovação tem sido tanta que até mesmo quem não faz parte do elenco conhece o texto da peça: Pluft, o fantasminha.

O que mais tem me alegrado é saber que os ensaios ocorrem de uma forma muito tranquila e que as crianças agem de forma natural como se estivessem brincando. Isto torna todo processo de criação muito mais fácil e prazeroso.

O CIRCO CHEGOU!

Elenco da peça Circo Picadeiro da Alegria faz a primeira prova de figurinos e o que não faltou foi muita gargalhadas.

A cada prova a turma se divertia de ver uns aos outros vestidos de palhaços e fazendo caras e bocas.

Tenho a certeza que mais uma vez acertamos no tema, a escolha de homenagear o circo tem conquistado as crianças e adolescentes, assim como a todos nós que também nos entregamos de corpo e alma para que mais uma vez nossos educandos sinta a satisfação de serem prestigiados.

ELENCO DE PLUFT FAZ A PRIMEIRA PROVA DE FIGURINO

Hoje o dia foi muito proveitoso, além de ensaiar, as crianças do elenco da peça Pluft, o fantasminha fizeram a primeira prova de figurino.O prazer de nossas criança foi tanta que o elenco não quis tirar o figurino insistindo em ensaiar com o mesmo.

Então que se viu foi uma grande brincadeira entre os participantes e o mais legal nisto tudo é o senso crítico em que as crianças estão desenvolvendo e até opinando para melhoria nas peças e adereços

CRIANÇAS HOMENAGEIA OS EDUCADORES



Para homenagear aos educadores do CPCA SÃO BENEDITO as crianças e adolescentes do período da tarde preparam homenagens com a escolha das músicas: Ao Mestre com Carinho, dos Abelhudos e Nós Somos o Amanhã, da Xuxa.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

A AÇÃO EM CENA!


O maior desafio para um diretor ou ensaiador, como queiram chamar, é transformar o texto em ações, através das improvisações com a finalidade de se alcançar a naturalidade. Não é nada fácil mesclar o naturalismo com a linguagem dos desenhos animados, mas, esta tem sido a propostas de direção para os textos escolhidos no qual o elenco das peças de teatro: Pluft, o fantasminha, inspirado na obra de Maria Clara Machado e Circo Picadeiro da Alegria de Marcondys França terão que apresentarem em cena durante as apresentações.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

EDUCADORAS BUSCAM ORIENTAÇÕES SOBRE SEXO E SEXUALIDADE

Durante a roda de dabates educadoras procuraram tirar dúvidas e estabecer estratégias sobre orientações da psicóloga Anália Siva de Amorim para criar um trabalho de orientação sobre sexo e sexualidade com as crianças, adolescentes e seus responsáveis.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

FUNCIONÁRIOS DO C.P.C.A SÃO BENEDITO CONFEREM PALESTRA SOBRE SEXO E SEXUALIDADE NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

Nesta ultima sexta-feira (27/08/10), durante a reunião pedagógica, os funcionários do CPCA São Benedito se reuniram e receberam orientações sobre sexo e sexualidade na infância e adolescência, através de palestra coordenada pela psicóloga Anália Silva de Amorim, especialista em orientação e prevenção de DST-AIDS e desenvolve serviços de orientação e acolhimento no CRT Santa Cruz.

Durante a palestra foram debatidos questionamentos trazidos pelos funcionários do C.P.C.A, relacionados ao cotidiano e experiências vivenciadas dentro da instituição. Além das hipóteses levantadas pala psicóloga Anália Silva de Amorim, os funcionários aproveitaram para compartilhar suas experiências em busca de melhor atender as necessidades de orientação aos nossos educandos.

Não ficaram fora da pauta o desenvolvimento precoce da sexualidade da na criança e adolescentes, uma questão que atualmente afligem pais e educadores. Nós educadores nos preocupamos com a necessidade de se falar e debater com as crianças e adolescentes sobre sexo e sexualidade. Há consciência por parte de nos educadores que não é simplesmente falar, e sim, como se falar. E falar deste assunto requer propriedade, responsabilidade e instrução. Chegamos ao um denominador comum durante nosso debate, que é preciso competência e informação para podemos atender as necessidades individuais de nossas crianças e adolescentes ou até mesmo do grupo.

Segundo Anália Silva de Amorim primeiro tem que haver entendimento entre o que é sexo e sexualidade e partindo desse pressuposto saberemos distinguir quais estratégias serão utilizadas para trabalhar a questão. Ainda nos alertou quanto a necessidade de um trabalho voltado não só as crianças e adolescentes, mas também com as famílias de nossos atendidos.

Ficou claro durante o debate que há a necessidade de um trabalho bem elaborado e atrativo em parceria com especialistas na área de saúde e sexualidade, para que isto seja possível é preciso que a comunidade, neste caso, os familiares de nossos educandos participem de rodas de debate e possam compartilhar dos anseios através das fases de desenvolvimento de seus filhos. Para a psicóloga Anália Silva de Amorim trabalhar com as crianças e adolescentes assuntos relacionados a sexo e sexualidade sem a autorização dos seus respectivos responsáveis é inviável.

Em resumo o que podemos concluir após este gratificante encontro, é que o primeiro passo foi dado em prol de um projeto futuro, para melhor acolher e orientar nossos jovens. Claro que temos um longo caminho a pecorrer, mas com muita luta e dedicação buscaremos meios de proteger nossos educandos através da informação e prevenção.