SEJA BEM VINDO!

É UM IMENSO PRAZER RECEBER SUA VISITA. SUA PARTICIPAÇÃO É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS.

domingo, 28 de novembro de 2010

PLUFT,O FANTASMINHA: FOTOS




































PASSEIO AO MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA






Levar nossos educandos ao MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA foi um passo muito importante para nós educadores, ainda mais numa exposição que mostra exclusivamente a história da palavra como um fato importante para a comunicação desde de seu surgimento, suas transformações através do tempo.

Percebemos que nossas crianças e adolescentes ficaram encantados com o uso da multimídia como mecanismo de pesquisa para origem e significados das palavras.

Não posso aqui deixar de mencionar a exposição temporária que faz um bom apanhado da vida e obra do grande poeta Fernando Pessoa e sua contribuição para nossa literatura. Então nos resta aqui agradecer a esta oportunidade de conhecer um espaço tão rico em letramento e ao mesmo tempo, que transforma a língua portuguesa numa divertida aventura.

PASSEIO AO ITAÚ CULTURAL




Nossos educandos foram convidados a embarcarem numa aventura cultural através da visita ao ITAÚ CULTURAL para conhecerem a exposição HISTÓRIAS DE MAPAS, PIRATAS E TESOUROS, com enfoque em temas que mobilizam o fazer fotográfico na atualidade.

Nesta exposição foi apresentada a nossos educandos o conceito de autoria, o uso de novas tecnologias na produção imagética e a inserção da fotografia em vídeos, cinema e conteúdo que propicia trocas entre profissionais de todo mapa latino.

Percebemos que nossos educandos se sentiram muito a vontade no espaço sempre interagindo com os monitores numa demonstração de interesse e curiosidade para entenderem a proposta das obras expostas.

Passeios como este nos mostra o quanto é de suma importância o incentivo dos educadores aos educandos em construírem uma visão mais abrangente do mundo lhes proporcionando sempre oportunidades de aperfeiçoarem seus conhecimentos e incentivando-lhes aos vários tipos de cultura.

OFICINA DE MAQUIAGEM







Qual menina não gosta de brincar de se maquiar? Em todos nossos eventos é perceptível a preocupação destas meninas com a maquiagem e aproveitando este interesse resolvi aplicar em sala de aula a oficina de maquiagem.

Desta forma pude trabalhar com o grupo a importância da troca, do toque e do cuidado para com o próximo. Nossa oficina foi em grande sucesso, pois o mais importante aconteceu, todas se divertiram e muito.

CRIATIVIDADE NÂO TEM IDADE!

Ruan (Primeiro Lugar)

Gabriela (Segundo Lugar)

Kauã (Terceiro Lugar)

Através do PRIMEIRO CONCURSO DE DESENHOS no CPCA São Benedito podemos comprovar que criatividade independe de idade e mostramos para as crianças e adolescentes que todos podemos desenvolver nossa criatividade através da observação.

ESTÍMULO A CRIATIVIDADE ATRAVÉS DO DESENHO.




Que o desenho é uma forma de expressão, isto já sabemos, é muit comum crianças se expressarem através de seus desenhos. E para insentivar a criatividade foi proposto as crianças um concurso de desenho. Uma vez acolhida a idéia pelas crianças pude incentivar algumas técnicas de pintura, pois notei que muitas utilizavam apenas uma ou duas cores para colorir seus desenhos e que boa parte tinham preguiça de finalizarem seus trabalhos.

Então propôs temas relacionados ao nosso cotidiano e para isso utilizei filmes, ou até mesmo a observação deles dos projetos realizados no CPCA São Benedito que deveria ser reproduzido no papel através de desenhos.

Notei que no prazo de um mês houve uma grande melhora no que diz respeito as cores e a finalização, sem contar com o aumento da atenção e participação em nossos projetos.

sábado, 27 de novembro de 2010

PLUFT, O FANTASMINHA: CENOGRAFIA.



Quando pensamos em produzir uma peça temos muitas preocupações na parte de produção uma vez que nossas crianças precisam ter a sensação de que estão no palco. Então é pensado desde a escolha do texto, maquiagem, figurinos e adereços.

O nosso primeiro desafio é enfrentar a falta de recursos e usar a criatividade para criar um ambiente propício a história que nossas crianças irão apresentar.

No caso da produção da peça Plut, o fantasminha tivemos que adaptar o ambiente que tínhamos disponível. Ficamos satisfeitos com o resultado final, pois as crianças se sentiram em uma casa abandonada, assim, com era a proposta inicial.

CRIANÇAS DÃO SHOW NA FESTA DA PRIMAVERA





Cauê e Samira: Dão um show de talento ao dublarem Luan e Vanessa: "Quatro Semanas de Amor"

Mais uma vez, nossas crianças demonstraram um bom desempenho ao executarem a coreografia "Quatro semanas de amor" de Luan e Vanessa, conquistaram a platéia com suas performances, encantando a todos, deixando-nos ainda mais orgulhosos, uma vez que, mesmo sem professor de dança conseguiram chegar a um resultado satisfatório.

RAINHA DA PRIMAVERA 2010







Depois de muitos ensaios e esforços para enfim atender a todos os requesitos exigidos pela banca de jurados composta por: Elma (Educadora), Ana Lúcia (Educadora) , Rosa (Ajudante de cozinha), Suely Gaspar (Assistente Técnica) e Luciana (Auxiliar Administrativo), a menina camila, com 27 pontos foi eleita a nova RAINHA DA PRIMAVERA 2010.




Parabéns Camila! Que faça um bom reinado.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

UM CURUMIM NO SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO 2 (CURUMIM)

UM CURUMIM NO SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO 1 - CUCA E SACÍ

UM CURUMIM NO SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO 3 (EMÍLIA E VISCONDE)

UM CURUMIM NO SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO 5 (PEDRINHO E NARIZINHO)

UM CURUMIM NO SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO 4 (FADINHA)

Pluft, o fantasminha parte 7

parte 5

Pluft, o fantasminha parte 2

Pluft, o fantasminha parte 11

Pluft, o fantasminha parte 3

Pluft, o fantasminha parte 6

Pluft, o fantasminha parte 10

Pluft, o fantasminha parte 4

Pluft, o fantasminha parte 9

Pluft, o fantasminha parte 1

Pluft, o fantasminha parte 8

Nós Somos o Amanhã - CPCA São Benedito

Ensaio da Coreografia - Lindo Balão Azul

Teste Para a Peça: Pluft, o fantasminha

Teste Para a Peça: Pluft, o fantasminha 3

Teste Para a Peça: Pluft, o fantasminha 1

Teste Para a Peça: Pluft, o fantasminha 7

Teste Para a Peça: Pluft, o fantasminha 6

Teste Para a Peça: Pluft, o fantasminha 8

Ensaio da Coreografia Emília: a Boneca Gente!

CIRCO PICADEIRO DA ALEGRIA - PALHAÇOS

CIRCO PICADEIRO DA ALEGRIA - Agatha e Pedro

a gata

CPCA SÃO BENEDITO - JABAQUARA (CHARLESTON)

sábado, 13 de novembro de 2010

BULLYING...


Não há dúvida que você já deve ter ouvido falar de bullying. Não há como negar que atualmente esta palavra ganhou grande destaque na mídia.

Apesar da grande repercussão do tema nos principais meios de comunicação em massa, será que você realmente sabe o que significa este fenômeno e quais as suas consequências?

Em busca de resposta saímos a campo, e coletamos: artigos e reportagens,que nos esclarecesse sobre o tema, e assim, trabalharmos o assunto com nossos educandos.

Para reforçar nosso time em busca dessas respostas, convidamos a pedagoga Leila Monteiro, para aplicar um trabalho interdisciplinar de conscientização com nossas crianças e adolescentes do C.P.C.A SÃO BENEDITO.

Ao apresentar o tema aos nossos educandos, foi levado em consideração as informações que o grupo já tinha sobre o assunto e assim levantada a s hipóteses, para que o trabalho em sala de aula fosse realizado.

Como resultado a esta propostas as crianças e adolescentes contruíram em conjunto um livro com recortes de revistas, com imagens que identificassem o bullyin.

Segundo o médico pediatra Dr. Lauro Monteiro Filho, o bullying nada mais é do que a mesma prática de décadas atrás. E só depois de um grande estudo sobre o assunto a mídia se interessou em divulgar esse tipo de comportamento.

Quem pensa que o bullying é um fenômeno restrito as grandes cidades, se enganam, espalha-se como uma praga e atinge a todos mesmo que indiretamente, independente de sexo, raça ou classe social.

Considerada um fenômeno mundial, o bullyin é um termo inglês utilizado para descrever atos de violências físicas ou psicológicas, intencionais e repetitivas, praticadas por um único indivíduo ou grupo.

É bom resaltar que o bullying geralmente ocorre em áreas sem supervisão adulta mínima ou inexistente. Esse comportamento violento que não apresenta motivações específicas ou justificáveis.

Para a médica psiquiatra Drª. Ana Beatriz Barbosa, autora do livro "Bullyin: mentes perigosas na escola", relata: "Em última instancia significa dizer que, de forma natural, os fortes utilizam os mais fracos como objetos de diversão, prazer e poder com intuito de maltratar, intimidar, humilhar e amedrontar suas vítimas".

As consequencias são as mais variadas, dependendo de cada indivíduo, da sua extrutura, vivencia, pré-disposição genética, da forma e intensidade das agressões. Muitas vítimas levarão marcas profundas provenientes das agressões para vida adulta e necessitarão de apóio psiquiátrico e/ ou psicológico para superar o problema, já o agressor não ficará isento das consequências, levando essa agressividade para a vida adulta.

Nosso dever como educadores é diagnosticar o quanto antes qualquer comportamento suspeito, pois muitas vezes, o que a primeira vista nos parece uma simples brincadeira de criança inocente, poderá embutir, o que mais tarde se caracterizará como bullying.

NOSSA ÁRVORE DE NATAL!


Quem disse que só o Parque do Ibirapuera tem uma árvore especialmente projetada?
Ano passado construímos nossa árvore de natal com armação de ferro e sua folhagem toda feita de garrafas PET, além de um ótimo visual, levamos consideração o que estamos ensinando aos nossos educandos quanto a importância do reaproveitamento de matérias recicláveis. E com este intuito este ano fiz um projeto especial para a nossa árvore de natal e todos teremos que nos empenhar para que nossa árvore fique pronta a tempo e tão bonita quanto ao do ano passado.

Desta vez iremos revestir nossa arvore com rolinhos de jornal que serão confeccionados pelos nossos educandos. Sabemos que será uma grande mão de obra, mas, neste momento estamos motivados e nosso maior objetivo é comemorar os festejos de natal ao pé desta árvore que representará o fruto do nosso trabalho.

CONVITE ESPECIAL!



É com muito orgulho que venho convidar a todos para assistirem aos meus queridos alunos e amigos se apresetarem encenando a peça: Pluft, o fantaminha, da obra de Maria Clara Machado, adaptada por Marcondys França especialmente para esta turma que é dez! Nesta quinta-feira dia 18/11/10 as 15 horas no C.P.C.A São Benedito, rua iboti 292 - Jabaquara - São Paulo. Entrada Franca!

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA!

A melhor maneira de comemorar o dia da Consciência Negra é através da conscientização da valorização da pessoa não quanto à raça, mas como o ser humano. Acredito que só desta forma teremos um mundo melhor onde as pessoas passam se respeitarem como um ser que tem os mesmos direitos e deveres de qualquer um.

É na infância que temos que ensinar os verdadeiros valores, que sobrevivam sem preconceitos e independentes da raça, classe social ou religião.
Enquanto cruzamos os braços achando que o pior não acontece comigo, a discriminação, a intolerância e o pré-conceito se espalham principalmente em locais onde as crianças estão em formação.

Busco como arte educador insentivar a tolerância, o respeito e o diálogo entre os educando.

Quanto ao racismo? Pergunto-lhes quem aqui não tem sangue negro correndo em suas veias? E, depois conto-lhes a história da formação do nosso povo para enfim chegarmos a conclusão que somos uma mistura... Então, o que fazer com essa herança a não ser usá-la ao nosso favor!

CONCURSO DE DESENHO: GRAESE!

Desta vez foi proposto às crianças que assistissem ao filme Graese, pois as coreografias apresentadas seriam utilizadas em novos projetos.

E uma segunda tarefa seria que prestassem atenção as cenas do filme, pois o concurso de desenho seria a reprodução da mesma.

Depois de visto o filme, no dia seguinte o trabalho seria na sala de aula, pois as crianças teriam que transpor para o papel as impressões sobre o filme. E mais uma vez fiquei impressionada, não só por observar as riquezas nos detalhes reproduzidos no papel, mas no capricho.

Esperamos que esta consciência de que podemos sempre fazer melhor continue, pois, como adulto sei que essas crianças serão cobradas ao máximo, não dá para deixar de lembrar, que esta geração será obrigada a ser multifuncional, e sem criatividade é uma tarefa quase que impossível!

CONCURSO DE DESENHO: PLUFT,O FANTASMINHA!

Dando continuidade ao projeto Concurso de Desenho para estimula a criatividade e atenção das crianças, dei como tarefa que a turma reproduzissem uma cena da peça Pluft, o fantasminha.

Confesso que ao verificar os desenhos, fiquei surpreso, pois as crianças em geral conseguiram transpor para o papel muitas das cenas encenadas por seu s colegas de sala.

Claro que todos esperam um prêmio, mas o prêmio maior quem recebeu fui.

É gratificante para mim, como educador, perceber que alguma mudança está ocorrendo e que a minha arte tem sido responsável por isso.

No fim das contas todos somos vitoriosos!

PEÇA: LUGAR DE LIXO É NO LIXO!

(História em quadrinhos carinhosamente cedida pela turma do 3º semestre de pedagogia da Faculdade Sumaré)

Na peça LUGAR DE LIXO É NO LIXO nossas crianças e adolescentes levaram a cena à importância da preservação do meio ambiente e a importância da coleta seletiva do lixo, assim como a reciclagem com seus benefícios.

Todos do C.P.C.A São Benedito estávamos mobilizados em prol deste projeto pois além da importância cultural de ver em cena nossos educando dando talentosamente uma aula sobre o tema, também poderíamos contribuir socialmente levando a toda comunidade o nosso grito de alerta e respeito a natureza!

CONCURSO DE DESENHO!

O concurso de desenho em minha concepção nada mais é que uma forma de incentivar as crianças e adolescentes a desenvolverem o hábito de experimentar se expressarem através do desenho.

Talvez estejam se perguntando: Se for uma forma de expressão, porque há um tema?
Bom, acredito que muitas vezes a criança vive num mundo tão conturbado que não consegue usar a imaginação de forma tão criativa e por medo de ser reprovada, desiste antes mesmo de tentar... Como não sou psicólogo e meu intuito não analisar a personalidade da criança com seus dilemas e conflitos, busco dentro do meu saber, orientar através da arte, neste caso o desenho, a criança que no mundo existem várias cores e que nem todos somos iguais, por esse motivo cada desenho tem sua particularidade, os que o torna único e especiais.